top of page
  • Foto do escritorJaciel Junior

Mente Empreendedora - Como tudo começou!!!

Em 1998, quando eu tinha 14 anos, meu pai chegou em casa após o trabalho e disse: “Comprei uma lanchonete e lá vou montar minha pastelaria!”

Parecia um sonho. Na minha cabeça, pessoas que tinham seus próprios negócios ficariam ricas e eu, seria levado para uma lista de “caras que as meninas iriam querer namorar”, afinal, eu poderia oferecer comida e bebida de graça e seria filho de empresário e isso era o máximo.

Logo meu pai saiu da empresa em que trabalhava para cuidar exclusivamente do sonho que ele tinha desde de muito jovem, ter a sua pastelaria.

Durante os próximos anos, as coisas caminharam muito bem, as pessoas faziam filas para comprar nossos pastéis, lanches e sorvetes, que eram os melhores da cidade, digo isso com toda a modéstia, pois era esse o feedback que recebíamos. Lembro-me até da famosa frase que os clientes diziam, “nossa senhor Jaciel, sua pastelaria realmente tem um Bom Gosto”, parafraseando o nome da pastelaria.

Eu aprendi desde jovem a amar cozinhar. Fazer pastel virou uma paixão pra mim e até hoje é um dos meus hobbies preferidos. O que não era uma paixão era ter que ficar o tempo todo na pastelaria, ajudando nos atendimentos, cobrando no caixa, ajudando a limpar no final do dia. Essas coisas me incomodavam muito e eu fazia de tudo para fugir do trabalho. O que eu não sabia, naquela época, é que a única coisa que meu pai queria, era me preparar para ser empresário, para que um dia, eu pudesse assumir o negócio da família.

Foram 4 anos vivendo exclusivamente de “pastel”, nossos ganhos eram excelentes. É claro que muitas vezes passamos por alguns problemas, o que é comum na maioria das empresas, mas meu pai e minha mãe

tinham muita vontade e não deixavam se abater nas dificuldades, eles sempre davam um jeito de superar os problemas e o negócio continuava próspero.

Até que em 2002, meu pai resolveu que iria voltar a trabalhar para uma empresa. Na verdade, uma empresa de grande porte iria se instalar na cidade e o chamou para trabalhar... como o salário era muito bom, ele resolveu aceitar.

Minha mãe também resolveu voltar para o mercado e a empresa que por 4 anos eles tinha tocado com muito amor e carinho, caiu no meu colo. Eles me viram preparado para assumir e continuar com o negócio da família.

Apesar de eles acreditarem que eu estava preparado, eu não estava, ou pelo menos achava não estar.

Para validar a minha crença de que eu realmente não estava preparado, pouco tempo depois de eu ter assumido, a pastelaria desmoronou. Eu tinha acabado de sair do colégio, na minha cabeça, eu teria que ir embora da cidade para fazer uma faculdade. Na época, meu sonho era fazer jornalismo, e isso me consumia o tempo todo, eu simplesmente abominava a ideia de ficar fritando pastel o dia todo. Meus pais não podiam me bancar fora da cidade e é claro que eu também não estava preparado o suficiente para sair de casa.

O resultado de tudo isso: tivemos que fechar a pastelaria. Lembro-me que via no rosto dos meus pais, principalmente do meu pai, a tristeza e a decepção de ver um negócio que ele sonhou por tantos anos, que ele conseguiu construir com tanto esforço, em tão pouco tempo, fechar as portas por falta de mentalidade do seu filho.

Eu não me importava. Só pensava em sair da cidade e viver a minha vida da forma que eu achava ser correto. Mas agora, caro leitor, você deve estar se perguntando, o que uma pessoa que conseguiu quebrar um negócio tão próspero e em tão pouco tempo, pode ensinar em um livro sobre mentalidade empreendedora?

Pois é, já se passaram muitos anos, eu tive muitas quedas durante esse tempo, tive muitos aprendizados, muitas decepções e também decepcionei muita gente. Eu poderia escrever outro livro somente contando as histórias da minha vida. Mas o que eu quero falar nesse livro é sobre como, apesar de tudo que passei, consegui dar uma virada incrível na minha vida, me tornando um empresário próspero, com duas empresas, atendendo e ajudando as pessoas a mudarem e a criarem uma mentalidade empreendedora através do coaching, que foi o que mudou minha vida, utilizando as mesmas ferramentas que fizeram com que eu pudesse ter o sucesso que eu desejava depois de tantos anos.

E são essas as ferramentas que eu vou te entregar nesse livro, para que da mesma forma que um dia eu consegui reprogramar todas as crenças que me limitavam e me tornar um empreendedor, você também possa utiliza-las para transformar a sua vida.

Aqui, não vou falar sobre técnicas, sobre como abrir uma empresa, sobre burocracias, sobre contabilidade e finanças. Nada disso você vai encontrar aqui. Se você busca essas informações, sinto dizer, aqui não é o lugar.

O que vamos tratar aqui é a sobre como criar a mentalidade que você precisa ter para empreender, você vai usar ferramentas e técnicas que vão te ajudar desde o autoconhecimento até a sair com um plano de ação claro e coeso com o seu objetivo de empreender. Pode chamar de um programa de coaching dentro de um livro? Sim, pode ser.

Vamos juntos nessa jornada. Agora você vai aprender a definir, a detalhar e a ter total clareza sobre o que você quer realizar, e, eu tenho certeza que ninguém disse ou ensinou isso antes para você.

Você está pronto para ser um empreendedor de sucesso?

Antes, porém, de você responder, quero te alertar sobre um ponto: este livro é prático, voltado para criar em você uma mentalidade de sucesso, ressignificar suas crenças e aplicar conceitos e ferramentas para você prosperar.

Portanto, leia, releia, anote tudo, rabisque o livro inteiro, sublinhe tudo o que for relevante pra você. Faça todos os exercícios na sequência em que estão propostos. São esses exercícios e ferramentas que vão criar uma nova maneira para você pensar e criar novas crenças fortalecedoras.

Saiba:


“Toda crença é autorrealizável”


E como gerar uma crença que te fortaleça e o impulsione ao sucesso, você vai aprender aqui.


Seja bem-vindo a sua nova Mente Empreendedora.




15 visualizações0 comentário
bottom of page